Blog destinado ao compartilhamento de técnicas de edição de missões para a série Armed Assault

sábado, 2 de julho de 2011

Criação de cenas de introdução

1 - Com sua missão carregada no editor de missões insira o seguinte código no campo de inicialização de alguma unidade:

this exec "camera.sqs"


2 - Dê um preview. Navegue com a câmera pelo cenário usando as teclas:

     Botão Esquerdo do Mouse - Salva as coordenadas
     Mover o mouse para frente ou para trás - Câmera vai se mover também
     Seta para cima - Mover câmera para a frente
     Seta para baixo - Mover câmera para trás
     Seta da esquerda - Move a câmera para a esquerda
     Seta da direita - Move a câmera para a direita
     Numpad 4 - Virar para a esquerda
     Numpad 6 - Virar para a direita
     Numpad 8 - Virar para cima
     Numpad 2 - Virar para baixo
     Numpad + - + Zoom
     Numpad - - - Zoom
     Picture up - Câmera rápida
     Picture down - Câmera lenta
     L - Crosshair on/off
     V - Camera desligada
     Tecla Shift - Velocidade da câmera
     Ctrl - Seleciona um objeto


3 - Assim que você enquadrar a cena, clique com o botão esquerdo do mouse, abra o notepad (bloco de notas) e cole o código parecido com esse aqui:

;=== 0:55:16 (essa linha não importa. Você pode fazer comentários nela)
_camera camPrepareTarget [-87795.26,8712.81,-259.03]
_camera camPreparePos [12204.07,9076.87,7.39]
_camera camPrepareFOV 0.700
_camera camCommitPrepared 0
@camCommitted _camera


4 - Acrescente o tempo que a câmera ficará nesse local filmando a cena:

~5 (cinco segundos)


5 - Repita o procedimento de navegar, clicar com o botão esquerdo do mouse e colar no notepad (bloco de notas) até que você tenha todas as cenas que deseja.
Com todas as cenas no editor de texto, grave o arquivo com o nome intro.sqs na pasta em que estão os demais arquivos da sua missão.
Entre no editor de missões e apague o código que você inseriu em uma unidade qualquer this exec "camera.sqs".


6 - Insira o seguinte código no início do arquivo intro.sqs, usando o notepad (bloco de notas):

~2
playmusic "Ambient07_Manhattan"
0 fademusic 0.2
;============START
titleCut ["Nome da missao","plain down"]
titleFadeOut 15
;============Create Camera
_camera = "camera" camcreate [3125.26,3975.66,3.75]
_camera cameraeffect ["internal", "back"]
;==========Camera Positions


7 - Insira o seguinte código no final do arquivo:

;=========Finish and Destroy
5 fademusic 0
titlecut ["Boa sorte!","BLACK out",3]
~5
player cameraEffect ["terminate","back"]
camDestroy _camera
~1
titlecut ["","BLACK in",3]
~3
exit


É claro que você pode alterar o início e o final do arquivo intro.sqs, acrescentar efeitos, câmeras móveis, etc.
No final, o seu arquivo ficará parecido com o seguinte:

~2
playmusic "Ambient07_Manhattan"
0 fademusic 0.2
;============START
titleCut ["Operation Boomerang","plain down"]
titleFadeOut 15
;============Create Camera
_camera = "camera" camcreate [3125.26,3975.66,3.75]
_camera cameraeffect ["internal", "back"]
;==========Camera Positions
;=== 20:41:00
_camera camPrepareTarget [982.72,104734.59,-292.63]
_camera camPreparePos [14246.63,5601.99,10.69]
_camera camPrepareFOV 0.700
_camera camCommitPrepared 0
@camCommitted _camera
~8
;=== 1:06:02 heli
_camera camPrepareTarget [-52221.45,85176.30,-480.94]
_camera camPreparePos [12484.10,8932.04,36.54]
_camera camPrepareFOV 0.700
_camera camCommitPrepared 0
@camCommitted _camera
~8
;=== 0:55:16 Heli caido
_camera camPrepareTarget [-87795.26,8712.81,-259.03]
_camera camPreparePos [12204.07,9076.87,7.39]
_camera camPrepareFOV 0.700
_camera camCommitPrepared 0
@camCommitted _camera
~8
;=== 0:56:29
_camera camPrepareTarget [111425.66,20768.12,18.46]
_camera camPreparePos [12111.38,9077.57,1.65]
_camera camPrepareFOV 0.700
_camera camCommitPrepared 0
@camCommitted _camera
~8
;=== 1:08:28 depot
titleCut ["Deposito dos insurgentes","Plain"]
titleFadeOut 5
_camera camPrepareTarget [45226.15,94739.95,-39684.50]
_camera camPreparePos [12181.94,8995.23,34.81]
_camera camPrepareFOV 0.700
_camera camCommitPrepared 0
@camCommitted _camera
~8
;=== 1:10:54
titleCut ["HQ dos insurgentes","Plain"]
titleFadeOut 5
_camera camPrepareTarget [20276.11,-87621.88,22281.08]
_camera camPreparePos [12248.47,9540.59,1.16]
_camera camPrepareFOV 0.700
_camera camCommitPrepared 0
@camCommitted _camera
~6
;=== 2:04:16
_camera camPrepareTarget [-379.48,-87352.99,-21094.36]
_camera camPreparePos [12249.24,9580.10,36.52]
_camera camPrepareFOV 0.700
_camera camCommitPrepared 0
@camCommitted _camera
~6
;=========Finish and Destroy
5 fademusic 0
titlecut ["Boa sorte!","BLACK out",3]
~5
player cameraEffect ["terminate","back"]
camDestroy _camera
~1
titlecut ["","BLACK in",3]
~3
exit


8 - Agora insira no arquivo init.sqf o seguinte código para rodar a introdução:

nul = []exec "intro.sqs"


Pronto, se você der um preview no editor de missões, a introdução vai ser reproduzida no início da missão.

9 - Agora se você quiser que a introdução seja opcional, faça o seguinte:

Insira no description.ext o seguinte código:


// Intro

titleParam2 = "Introducao";
valuesParam2[] = {0, 1};
defValueParam2 = 1;
textsParam2[] = {"Off", "On"};

E no init.sqf insira o seguinte código em substituição ao nul = []exec "intro.sqs" :

if (param2 == 1) then
{
   nul = []exec "intro.sqs"
};
Obs.: O formato "sqs" está em desuso, atualmente a sintaxe para programação mais utilizada é a "sqf". Mais detalhes em: http://community.bistudio.com

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